background img

JOVENS DE COLOMBO INTEGRANTES DO BOMBEIRO APRENDIZ PARTICIPAM DE TREINAMENTO!

Muita adrenalina e emoção fizeram parte das atividades realizadas em dois finais de semana do último mês de maio, nas dependências do Clube Santa Mônica, BR-116, pelo grupo de alunos do curso "Bombeiro Aprendiz", desenvolvido pela prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Ação Social e Trabalho.
            Cerca de 90 alunos se dividiram em duas equipes, meninos e meninas, para participar do treinamento prático de "Vivência de Bombeiros". Entre várias atividades, realizaram simulações de combate a incêndio, salvamento vertical, salvamento aquático, busca e sobrevivência na mata, tirolesa, comando crawl, transposição da vítima, além de primeiros socorros e espaço confinado. "Realizamos um campo de treinamento, onde os alunos puderam colocar em prática a parte teórica que aprendemos no decorrer do curso. Foi maravilhoso presenciar o esforço e a destreza desses jovens", relata o coordenador geral do Projeto Bombeiro Aprendiz, Raul Cezar Dangui.

 O Coordenador esclarece que o projeto "Bombeiro Aprendiz" atende 120 jovens, de 15 a 24 anos, do município de Colombo. Segundo ele, antes de realizar as "Vivências de Bombeiros", como é denominado as atividades na prática, todos participam de aulas teóricas específicas, onde aprendem matérias de cidadania, voluntariado, paternidade responsável, direitos, estatutos, segurança pública, meio ambiente, questões relacionadas a saúde, informática básica e avançada e, curso de qualificação profissional, com ênfase em recursos humanos - RH.  O curso tem duração de 12 meses.    

            Raul Dangui, afirmou ser gratificante ver o interesse e a dinâmica dos alunos em colocar em prática tudo o que aprenderam em sala de aula.  De acordo com ele, foi possível perceber, durante as atividades em campo, carências, dificuldades, espírito de solidariedade e cidadania de cada aluno. "Conhecendo as dificuldades de nossos jovens é possível trabalhar melhor, de acordo com as necessidades de cada um. Enfim, nosso lema é sempre incentivá-los a seguir o caminho rumo a um futuro brilhante", enfatiza.     


 Estiveram presentes no Campo de Treinamento realizado no Clube Santa Mônica, Bombeiros do 7° Grupamento de Bombeiros de Colombo, agentes da Defesa Civil, assistentes sociais e uma equipe médica de apoio.             

                                                           

                                                   Bombeiro Aprendiz
            Os encontros do projeto acontecem em sistema de contra-turno escolar, de segunda a sexta-feira, em três núcleos, Comunidade Zumbi, nos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social) nos bairros Rio Verde e Osasco, onde vivenciam atividades educacionais, culturais e esportivas.

"O projeto tem a intenção de orientar e instruir corretamente os jovens, principalmente como agir em situações de emergências, e prepará-los para o futuro, contribuindo com a formação de uma geração mais consciente do exercício de sua cidadania", relata Raul Dangui.





O projeto Bombeiro Aprendiz é uma parceria entre o Ministério da Justiça (Pronasci), 7° Grupamento de Bombeiros de Colombo e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social e Trabalho.  



Créditos desta matéria: 
PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO/ BRUNO DO CARMO
Assessoria de Imprensa e Divulgação
          Contato - 3656-8038/8079





0 comentários:

Postar um comentário