background img

Inauguração do INSTITUTO BEIJA-FLOR em Colombo! Fatos e Fotos!

Instituto Beija-Flor inicia processo seletivo para atender crianças e adolescentes










Em parceria com o CRAS de Colombo, Instituição sem fins lucrativos seleciona 100 jovens de 7 a 12 anos em situação de extrema vulnerabilidade social. Grupo terá atividades culturais, ambientais e esportivas no contraturno escolar.




Começou o período de inscrições para o Instituto Beija-Flor. Com sede própria de 1.700 m2, localizada no bairro Guaraituba, o espaço irá atender 100 crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social. Podem participar famílias moradoras no raio de até 2 km de distância do espaço. O bairro é considerado um dos mais carentes da região metropolitana de Curitiba. As inscrições vão até 17 de janeiro.




O espaço oferecerá gratuitamente à comunidade no entorno atividades em contraturno escolar. Na grade de atividades, aulas de inglês, formação do cidadão, educação ambiental e atividades lúdicas e esportivas, além da Academia Musical, que dará vida a uma orquestra formada apenas por crianças e adolescentes da região, com repertório composto por músicas brasileiras e de raiz.











“Por meio do ensino da língua estrangeira, queremos oferecer às crianças a oportunidade de sonhar não só com o Brasil, mas com o mundo”, explica Neide Sosvianin, presidente do instituto Beija-Flor e empresária da Versátil Andaimes, empresa do segmento de construção civil responsável pela criação do Instituto.

O IBF também levará os selecionados para manifestações artísticas realizadas em Curitiba durante finais de semana, além de abrir espaço para que grupos se apresentem no Instituto. O objetivo é efetuar Formação de Plateia, despertando o gosto pela cultura e o senso crítico. Reforço à escola.




“Nosso objetivo não é sobrepor, mas apoiar as escolas, trazendo qualidade de vida, desenvolvimento de raciocínio lógico e reforço de valores”, conta Neide.

O projeto visa ir além de um simples assistencialismo, dedicando-se ao empreendedorismo social. “Teremos métricas para avaliar o desempenho das crianças e a evolução da comunidade com o Instituto. Para isso, em parceria com a PUCPR, mapearemos as famílias atendidas e o entorno do bairro, para que possamos mensurar o impacto das atividades realizadas no Instituto ano a ano”, revela a empresária.




Time de peso

A diretora do espaço é a assistente social Fabricia Santana. Pós-graduada pela USP, com reconhecimento na ONU em projeto final dedicado à questão de risco social por exposição às drogas, ela traz na bagagem experiência de atendimento de 8 mil crianças/dia na Fundação Hélio Augusto de Souza, em São Paulo. No Instituto Beija-Flor, ela estará à frente da área de serviço social e captação de recursos e vai atender instituições que queiram abraçar o projeto e conduzir o espaço para utilização de sua capacidade máxima. O Instituto tem capacidade para atender mais de 300 crianças.




Completam a equipe executiva o Diretor administrativo financeiro, Sergio Sosvianin, e Renata Sosvianin, psicóloga com case exposto em Harvard, que conduzirá o processo seletivo para composição do quadro de funcionários do IBF. As atividades do Instituto Beija-Flor começam na primeira semana de fevereiro.


Inauguração



O Instituto abriu oficialmente as portas nesta sexta-feira, em evento solene que reuniu a Prefeita de Colombo, Beti Pavin, o vice-prefeito, Ademir Goulart, vereadores, promotores, juízes, assistentes sociais e demais autoridades, além do corpo diretivo do IBF. O evento contou ainda com a participação das crianças Kauê, Gustavo, Julia e Luana, que recepcionaram os convidados e simbolizaram a entrega da chave do Instituto Beija-Flor.




“O processo foi desafiador, porque os obstáculos no Brasil para abertura de um espaço como o Instituto são grandes. A burocracia com os documentos é imensa. Mas percebo que isso funcionou como um fator de motivação nesses três anos e participar da inauguração do Instituto nos orgulha e emociona”, revela Alessandro de Almeida, gerente administrativo da Versátil. Há dez anos na companhia, ele pôde acompanhar a criação do IBF, desde que era apenas um sonho, até a concretização, ocorrida nesta sexta-feira.





No sábado, brincadeiras, músicas e distribuição de pipoca e algodão doce reuniram famílias do bairro. Além dos executivos do Instituto e da prefeitura de Colombo, o evento também contou com as presenças de Orsi Cardoso da Silva e do ex-prefeito João Dalprá, que cederam a área em comodato por 20 anos. A cerimônia contou ainda com doações de livros organizadas pelo grupo de estudantes de design da UFPR e pelo Studio Casa 13. “Se estou em uma Universidade hoje, foi porque me incentivaram a ler quando criança”, destacou Bianca Rati, estudante de design na UFPR. Os alimentos servidos nos dois dias de evento foram cuidadosamente feitos pelas Senhoras da Comunidade Jardim Guaruja, de Colombo.





A prefeita de Colombo, Beti Pavin, ressaltou a importância de iniciativas como a do Instituto. “Agradeço muito em nome de Colombo por esta oportunidade e em especial aos empresários da Versátil pelo desprendimento deles, que sonharam em fazer algo para o próximo e tiraram dinheiro próprio para tornar realidade. Colocamos toda a estrutura da prefeitura à disposição para selecionar aqueles que precisam de um tratamento especial”.






“A ideia agora é abrir o projeto para outros empresários e pessoas físicas paranaenses. Queremos que o Instituto se torne referência no Paraná“, finaliza Neide Sosvianin.

















Serviço
Instituto Beija-Flor
Endereço: Av. João Batista Stocco, 256 – Bairro Guaraituba, próximo à igreja Santa Terezinha, em Colombo (PR)
Informações e doações: (41) 3037-3262 e http://ibf-institutobeijaflor.org.br
Informações para a imprensa Larissa Moutinho Contatos: (41) 3016-0767 e (41) 8866-6786 larissamoutinho@fuego.com.br

0 comentários:

Postar um comentário