background img

CRIANÇAS DO "PETI" EM COLOMBO REALIZAM APRESENTAÇÃO CULTURAL

"Integrantes do programa revelam talento nas apresentações de histórias de famosos clássicos da literatura Infantil".

Para lembrar que "Lugar de Criança é na Escola", a Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal da Ação Social e Trabalho, comemorou o "Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil", dia 12 de junho, com uma apresentação cultural realizada no dia 18, no auditório da Regional Maracanã, pelas crianças do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, no município.




 Em clima de descontração e harmonia, a secretária de Ação Social e Trabalho, Maria da Silva de Souza, fez a abertura do evento relembrando com as crianças a brincadeira do espelho, quando  todos se esforçaram para imitar seus gestos e expressões. "Assim eles se familiarizam com a imagem do corpo na construção de sua identidade. Este é o principal objetivo desta brincadeira", fala.

A Secretária Maria de Souza, com a Prefeita Beti Pavin e o Vice Ademir Goulart

Após a apresentação de um vídeo que emocionou o público, intitulado "Vida Maria", de Márcio Ramos", as crianças  encantaram na atuação e produção de palco com as apresentações teatrais dos mais famosos clássicos da literatura infantil,  "Cinderela",  escrito em 1697, baseado em um conto italiano popular  chamado "A Gata Borralheira".  E "Chapeuzinho Vermelho", escrita para a Corte do Rei  Louis XIV, no final do século XIV, ambas escritas pelo francês Charles Perrault.


A secretária afirmou que no município são atendidos pelo PETI cerca de 40 crianças e adolescentes, de sete a 16 anos, inseridas nos Prós Criando Alto da Cruz e Monte Castelo, onde recebem apoio no reforço escolar, e realizam atividades esportivas e culturais, como teatro, dança e canto.

"Nós procuramos ensiná-las também valores humanos como respeito ao próximo, coletividade, como agir corretamente e não danificar o meio ambiente. É um trabalho maravilhoso e graças a nossa equipe de pessoas dedicadas e sensíveis podemos atender com qualidade e oferecer uma melhor educação a estas crianças", ressalta.



Maria relata ainda que todas as famílias das crianças atendidas pelo Programa de Erradicação Infantil são inseridas nos programas sociais oferecidos pelo município. "Essas crianças tiveram os direitos violados, trabalhavam nas ruas ou tinham responsabilidades em casa que não eram cabíveis a elas, como ficar sozinhas e cuidar de irmãos mais novos. Criança precisa brincar e estudar", argumenta.


Participaram também do evento a coordenadora municipal do ProJovem Adolescente, Eliziane Jordão Santos, a coordenadora dos Pró Criando, Valquíria de Oliveira, a diretora  do departamento de apoio à Criança e ao Adolescente, Nilva Volpi e a presidente do Programa do Voluntariado Paranaense - Provopar Colombo, Shirlei Goulart.  


        















0 comentários:

Postar um comentário