background img

Evento comemorativo marca os 14 anos da Gruta do Bacaetava

Festividades contemplam atividades especiais durante este mês de maio, e o próximo mês de junho com crianças da escola da região


A Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, por meio do departamento de Turismo, realizou nesta quinta-feira, 22, a comemoração dos 14 anos de aniversário do Parque Municipal Gruta do Bacaetava. Porém o período de atividades especiais está acontecendo durante todo este mês de maio e segue no próximo mês de junho.
Entre as ações desenvolvidas estão a visita guiada de turistas e moradores ao Parque e ainda a visita que a Escola Rural Municipal João José Gasparin, a única da região do Bacaetava, vai fazer ao local.


Os alunos terão a oportunidade de ficar durante toda a manhã no parque, visitando a Gruta e participando de atividades educativas extras programadas. Além disso, serão disponibilizadas algumas tarefas interativas direcionadas às demais crianças que visitarem o parque nesse período. A previsão da equipe da secretaria é de que cerca de 350 alunos de escolas de Curitiba e região visitem as Grutas do Bacaetava nesse período.


Comemoração
Para o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, este é um momento muito especial e importante para o setor turístico e de preservação. “Esta data é significativa para todos que se empenham em conservar e evidenciar a Gruta, por isso estamos comemorando e também debatendo o plano de manejo do parque para termos parâmetros de como podemos avançar seja na preservação deste espaço como para a visitação”, destacou.
Durante o evento comemorativo aos 14 anos, participaram autoridades municipais, vereadores, colaboradores, empresários da região, a comunidade e instituições ligadas à preservação ambiental. Segundo o vice-prefeito, Ademir Goulart, o envolvimento de todos os setores é fundamental. “O poder público precisa e neste caso está contando com a participação da sociedade para que todos estejam envolvidos neste processo de cuidar deste espaço tão especial”, afirmou.

A festividade ainda contou com a bênção do padre Hildo Ferrarini e com o plantio simbólico de uma muda de Angico, nativa da região e produzida no Viveiro Municipal da Secretaria do Meio Ambiente.



História
A Gruta do Bacaetava já recebe visitas desde o século XIX, quando foi descoberta por acaso pelo imigrante italiano Antônio Gasparin, que morando no local preparava a terra para o plantio. Depois disso, o local passou a ser dos filhos de Gasparin, que repassaram à Igreja Matriz de Colombo, que por sua vez também à doou para a Santa Casa de Misericórdia.
O local então foi vendido para a Prefeitura, que fundou o Parque Municipal Gruta do Bacaetava, hoje, um orgulho para o município. Hoje, a Gruta do Bacaetava constitui o patrimônio espeleológico mais importante da região. Ela encontra-se registrada no Cadastro Nacional de Cavidades Naturais Subterrâneas da Sociedade Brasileira de Espeleologia. O primeiro registro formal do local data de 1889, quando em Sebastião Paraná, é relatada a visita do amigo Olympio de Sá, antigo morador da região, à caverna. Anos depois, o livro “O Município de Colombo”, do historiador Sebastião Ferrarini, destaca que “a caverna mais visitada em Colombo e uma das principais existentes no Paraná é a de Bacaetava, que se localiza em bairro de mesmo nome.


Riqueza e conservação
Com tamanha beleza e acesso fácil a Gruta passou a receber cada vez mais visitantes, o que acabou gerando a depredação do local, com acúmulo de lixo, pichações e destruição das formações internas (estalagmites e estalactites). Esta situação foi resolvida com a criação do Parque Municipal e a organização das suas visitações, bem como a limitação de público diário. Hoje o limite é de 260 pessoas por dia no verão e 240 no inverno.
A Gruta tem aproximadamente 600 a 700 milhões de anos, e encontra-se ainda em formação, devido a presença do rio no interior da gruta, ao constante gotejar e ao escorrimento de água no teto e nas paredes da caverna. A água que goteja do teto é saturada de bicarbonato de cálcio. Com a evaporação de cada gota d’água, precipita-se o carbonato de cálcio que concentra diversas substâncias como sílica ou argila, ficando suspenso primeiro no teto depois no piso, criando crostas em formato cilíndrico ou cônico. À crosta pendente no teto dá-se o nome de estalactite e a que se eleva do solo é denominada estalagmite. Após vários anos, estalactite e estalagmite se fundem formando belíssimas colunas.


Fauna e Flora
Só no interior da Gruta já foram registradas 39 espécies da fauna, como os artrópodes das Classes Arachnida (aranhas e opiliões, além de uma espécie de carrapato parasita de morcegos), Diplopoda (piolhos-de-cobra), Crustacea (tatuís), Insecta (grilos, besouros, mosquitos e formigas, etc), além de minhocas (Classe Oligochaeta) em bancos de sedimentos do rio.
Outro habitante importante do local é o morcego da espécie Chrotopterus auritus. Como se alimentam de pequenos vertebrados e de insetos, é possível observar, ao entardecer e ao amanhecer, a revoada de morcegos que saem em busca de alimento. Para não interferir no comportamento desses animais ou gerar sustos e acidentes, a visitação à gruta é limitada ao período entre 8h30 e 16h30.

Serviço:
Parque Municipal Gruta do Bacaetava
Endereço: Rua Antônio Gasparin S/N – Bacaetava
Telefone: 41-3656-5669
Mais informações na Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, no departamento de Turismo, pelo telefone: (41) 3656-6600.



Foto: João Senechal/PMC

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br













HOMENAGEM À EVELLIN CORNELSEN! POR BLOG COLUNA JOVEM E GABRIELA EGEA...



                          

Evellin Cornelsen era uma figura conhecidíssima nos bastidores de shows de Curitiba. Ela estava em todos, sempre acompanhada de sua mãe, só esperando o momento pra tirar foto.


Infelizmente no dia 15 de maio ela veio à falecer. Ela era portadora da Síndrome de Williams (que pode gerar problemas cardiovasculares e mentais), doença que a debilitou ao longo da vida, e após incontáveis idas e vindas ao hospital, ela acabou não resistindo.

Ao saberem de sua morte, diversos artistas postaram homenagens a ela, já que o seu drama  sempre foi acompanhado por todos eles.


Em 2011, o caso dela ganhou certa projeção após um programa especial na Xuxa, no qual a apresentadora fez uma surpresa, promovendo o encontro dela com a dupla João Bosco e Vinícius (a preferida dela).


Gabriela Egea, uma das melhores amigas de Evellin, foi quem passou as informações sobre Evellin para este Blog. E também enviou um depoimento cheio de emoção, e vocês podem acompanhar abaixo.
                                                    Por Gabriela Egea:

"Eu sei que todos nós temos o momento certo para partir dessa vida. Mas como é difícil escrever para alguém que já se foi (e é a primeira vez que faço isso). Porém, essa foi a maneira que eu encontrei de relembrar o quanto você foi forte e guerreira, minha amiga. Você realmente foi um exemplo de alegria. 


Todos os seus sorrisos serão eternos no meu coração e a sua alegria estará presente em minhas lembranças. Como é a vida né, ás vezes deixamos de dizer um "eu te amo" para uma amiga e falamos para quem nunca mereceu escutar. Graças a Deus eu tive a oportunidade de te falar isso por várias vezes e também pude me sentir amada por você, pois apesar de todos os problemas, você tinha muito amor para dar. Tô aqui lembrando de você, das nossas ligações, nossas risadas, seu aniversário no condomínio, meu aniversário na holdem. Fazia algum tempo que não chorava, mas ver as nossas fotos foi inevitável... 



"Apenas quem já perdeu uma pessoa amada e querida sabe o que é sentir essa dor". 
A única maneira que encontrei para manter a paz dentro do meu coração, foi trazendo Jesus Cristo para dentro dele. Jesus é o meu consolo, é o caminho que me leva a Deus, é o meu porto seguro.
Dessa forma, com as forças renovadas, consigo seguir meu caminho, sabendo que Jesus é meu guia, e a morte não significa chegar ao fim. Mas é sim um novo começo para aqueles que estão firmes nas Suas promessas!"




"Jamais te esquecerei, Evellin Cornelsen, minha pedrinha de brilhante."


Palavras de Marcio Fausto (Diretor do Blog):

Eu não convivi com a Evellin, estive  com ela apenas na festa da uva, onde fiz a foto ao lado junto com a Rainha e as Princesas. Mas foi o suficiente para perceber que ela era tudo o que a Gabriela descreveu. Ficam aqui os meus mais sentimentos à todos os familiares e amigos desta menina de ouro que foi recolhida por Deus.


Segue abaixo um clip produzido com fotos cedidos por Gabriela com o consentimento da família de Evellin Cornelsen...( Música preferida dela, "Quero provar que te amo", João Bosco e Vinícius)




Curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Blog-Coluna-Jovem/363230530459473?fref=ts

ENTREVISTA COM GÉSSICA MOURA! A VENCEDORA DO CONCURSO DA CAPA REVISTA IS!

No dia 03 de maio, esta mineira de 21 anos foi a grande vencedora de um Concurso onde participaram 15 Meninas. Hoje, você acompanha com exclusividade, Uma Entrevista com Géssica Moura, que vai estrelar a próxima capa da Revista IS Eventos Sociais.











Blog Coluna Jovem: Onde nasceu, e qual sua ocupação?

Géssica Moura: Nasci em Governador Valadares, MINAS GERAIS, fui criada em uma cidade vizinha por nome de São Geraldo da Piedade, onde moram meus pais. No momento estou cursando Direito,  e trabalho  como modelo.



Blog Coluna :Jovem: Como foi ter conquistado este título?

Géssica Moura: Para mim, foi uma surpresa enorme, pois entre tantas lindas meninas  fui honrada a receber o título. Foi uma grande emoção, satisfação, felicidade tremenda, resumindo sonho realizado.

Momento da entrega da Faixa


Blog Coluna Jovem: Como tem sido o apoio de sua família na carreira de modelo?

Géssica Moura: Minha família, minha base, tem sido o meu alicerce até aqui, pois tenho o apoio de todos, é família, namorado e amigos, e isso é o que nos encoraja a lutar, seguir em busca de nossos sonhos e objetivos. Só tenho que agradecer o carinho, a torcida e o principal: o apoio de todos.







Kauane, Isabelly e Géssica na decisão final




Blog Coluna Jovem: Qual seu próximo desejo de realização no mundo da moda?

Géssica Moura: Ter outras oportunidades como esta, de poder mostrar o meu trabalho.









Blog Coluna Jovem: A quem você agradece pela conquista?

Géssica Moura: Agradeço primeiramente a DEUS, por ter aberto portas em minha vida, e agradeço nossa querida Isaura, pela oportunidade dada a mim e as demais candidatas, de termos participado de um belíssimo evento como esse da REVISTA IS. Agradeço ao meu haistylist Pedro Laurentino, pelo lindo trabalho de make e penteado, e Aleckcia noivas pelo maravilhoso vestido que trajei naquela noite. E aos demais que nao foram citados nomes,  o meu muito obrigada a todos, pois todos fizeram parte dessa conquista.










Blog Coluna Jovem: Quem é a Géssica Moura?

Géssica Moura: Bom, a Géssica Moura, é uma pessoa que sem medo veio encarar a vida no Sul, atrás de seus objetivos, e que Deus permitindo, irei alcança-los.







Blog Coluna Jovem: Para finalizar:

Uma pessoa que admira: ) Minha mãe, (Maurícia), minha fonte de inspiração, a pessoa em que quero me espelhar, seguir seus conselhos, exemplo de vida, exemplo de mulher.
Uma frase: ) "O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ". Essa frase vai comigo onde eu estiver sempre.
Um livro: Bom Crioulo
Um filme: Sempre ao seu lado.
Um prato: Lasanha (hum, amooo) J
Uma música: Pepperport, Sean Paul.
Géssica com Marcio Fausto, Kauane Pyl, Isaura Santos, Isabelly Suman e Raphaela Lima

Palavras de Marcio Fausto (Diretor do Blog)
Agradeço à você Géssica por ter nos atendido com tanta disposição. Está de parabéns pela conquista. Sei o quanto a disputa foi difícil, com meninas todas de alto nível. E entre elas, você se sobressaiu. Siga assim, com esta vontade, simpatia e humildade, que fazem de você muito grande.

https://www.facebook.com/gessica.moura.9?fref=ts













Curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Blog-Coluna-Jovem/363230530459473?fref=ts




BINGO EM PROL DO MENINO FELIPE PEROZA FOI UM SUCESSO! SAIBA MAIS SOBRE ESTE GUERREIRO!



No último domingo, amigos e familiares do de Felipe Peroza mais uma vez se uniram para fazer a diferença na vida deste menino...Para quem não conhece a história dele, segue aqui um pouco sobre FELIPE PEROZA, O GUERREIRO:


"Logo quando nasci pra minha mãe não foi nada fácil , correndo comigo pra la e pra cá.  Os médicos ja não sabiam mais o que eu tinha. Então, até que descobriram minha doença ATROFIA MUSCULAR ESPINHAL TIPO 2 , aos meus 4 anos de idade, foi aí que tudo começou , usei talas pra ajudar e tudo mais , fiz muitos exames e etc. Pelas palavras dos médicos, com 10 anos eu parava de andar, mas minha FÉ valeu mais! Então aos 16 anos de idade eu senti que não conseguia mais, fui até onde eu pude, e hoje estou aqui, mesmo com todas as dificuldades, sorrindo. Enquanto DEUS for meu chão, não há quem me derrube!"
(Trecho de um texto escrito por Felipe em sua página).

Muitos amigos de Felipe compareceram ao bingo, e motorizados!

Este menino tem uma paixão enorme por caminhões, o que o tornou muito conhecido entre todos os caminhoneiros. Seu maior divertimento é fotografar estes veículos, e também faz viagens com o pai e o irmão que exercem esta profissão.

Bingo lotado!

Com a grande necessidade de uma cadeira de rodas motorizada, a família se mobilizou e organizou um grande bingo beneficente. Muitas doações foram arrecadadas para o mesmo, e no domingo passado o evento se realizou com muito sucesso. Uma grande quantidade de pessoas compareceu, lotando o barracão onde foi realizado. Foi necessário que muitas pessoas se sentassem no lado de fora. Todo mundo muito feliz, Felipe disse que se emocionou ao ver o lugar tão cheio, percebendo a solidariedade da família e amigos que tanto o admiram e o amam.

Momento da entrega do premio maior

Simone Chuertz, uma das organizadoras do Bingo declarou que o evento superou as expectativas, conseguindo ultrapassar o objetivo. Ela agradeceu à todos que ajudaram ao Felipe, para que ele possa ter uma vida mais digna.

Marcio Fausto com Felipe e Simone Chuertz

Palavras de Marcio Fausto- (Diretor do Blog)

Estive fotografando este evento, eu precisava contribuir de alguma forma. Ao conhecer o Felipe, eu compreendi na hora o porque de todo esse carinho e admiração à ele. Conheço pessoas que possuem total saúde, e vivem à reclamar da vida, muitas vezes por lhes faltarem algo até supérfluo. Felipe é puro sorriso, alguém que deixa as pessoas muito mais felizes após estarem perto dele. Parabéns guerreiro, palavras aqui verdadeiras, de um novo grande admirador da sua pessoa, como eu já lhe disse pessoalmente. Conte sempre comigo!

A equipe que trabalhou muito no bingo! Missão cumprida!


 Sigam Felipe Peroza em suas páginas:




















15 ANOS DO CIRCUITO ITALIANO EM COLOMBO! Prefeitura lança vídeo de apresentação das atrações turísticas da cidade!

Em uma confraternização semana passada, organizada pela Secretaria de Turismo, empresários que fazem parte do Circuito Italiano foram homenageados e receberam um certificado. O evento aconteceu no Restaurante Território Italiano, localizado no Itajacurú.




Estiveram presentes o secretário da Agricultura Marcio Toniolo, da Indústria, Comércio e Turismo Antònio Ricardo, o Vice-Prefeito Ademir Goulart e a Prefeita Beti Pavin.



Além da entrega dos certificados, um momento muito esperado na noite, foi o lançamento de um vídeo, com um pouco mais de nove minutos, em que é possível conhecer dados como o número de habitantes que atualmente são cerca de 230 mil, que Colombo é a 3ª maior cidade da Região Metropolitana de Curitiba e ainda viajar pelos atrativos naturais, religiosos, culturais, gastronômicos, entre outros que o circuito italiano reserva.



O tur visual começa por um breve histórico da cidade, datado de 1878 quando os primeiros imigrantes chegaram na região. Vieram italianos, que formaram a maior colônia do Estado do Paraná, portugueses, alemães, poloneses e tantos outros para em 05 de fevereiro de 1890 instituir o município de Colombo, a terra de muitas gentes e várias culturas.



E a partir desta herança cultural foi criado o Circuito Italiano de Turismo Rural, em 1999, que conta com belas paisagens e o campo se tornando convidativas opções de passeio e lazer em meio a natureza e a receptividade dos produtores e empreendedores, proporcionando momentos mais que agradáveis, inesquecíveis.



"Estamos revivendo todo o trabalho iniciado lá atrás, com o olhar para o futuro retomando e modernizando o Circuito com esta iniciativa de fazer o vídeo e digulgar aos turistas e a população local e tantas outras já realizadas e por acontecer dentro em breve", disse o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa.

ACOMPANHE ABAIXO O BELÍSSIMO VÍDEO DO TURISMO DE COLOMBO:













SOM DA ADORAÇÃO- Ministério de Louvor- Saiba mais!!!





O Blog Coluna Jovem tem o prazer de divulgar aqui a Banda Som da Adoração, um projeto de música Gospel que vem fazendo um grande sucesso por onde passa.

 Ancelmo Mickus, um dos integrantes da Banda, nos mandou informações e contatos com a Banda!


( Por Ancelmo Mikus)
Ministério Som da Adoração®


"Não há como negar o poder que a música tem de impactar vidas. A 10 anos os membros do Ministério Som da Adoração inciaram um projeto de propagação das boas novas e milagres de Cristo. 


"A fé e paixão envolvidos a uma mistura de hinos em vários ritmos, tem o objetivo de inflamar avivamento nas nações da terra, despertando corações para adorar e demonstrar o amor e o poder de Deus onde quer que formos. Fazemos isso através de conferências, eventos, adoração e pregação do evangelho da paz!"



 Contatos para shows: 41-9836-3643 / 3042-2500 (Pastor Xixo)

Para maiores informações acessem:
http: www.somdaadoracao.com.br

Acompanhem no vídeo abaixo, como é o show desta banda que é um sucesso!










Curta nossa Fan Page:  https://www.facebook.com/pages/Blog-Coluna-Jovem/363230530459473?fref=ts

HOMENAGEM DO DIA DAS MÃES! Fotos de filhos que declararam o amor às suas mães no dia de hoje!

O Blog Coluna Jovem faz uma homenagem às mães de todo o mundo...E traz aqui algumas fotos postadas hoje nas redes sociais. Onde filhos fizeram lindas declarações à elas, que merecem sempre todo o carinho e amor do mundo!

Mirian Lemes e sua mamãe Natália

Camila e sua mãe Nina









MÃE...

Escolhida para guardar, dentro de si, o dom da vida. Escolhida para cultivar com carinho, as sementes do futuro. 




Paulinho e sua mãe Nilda
Escolhida para dar a luz aquele pequeno ser que durante todo o sempre irá simbolizar o que há de mais importante e precioso em sua existência.













 Escolhida para ser capaz de viver e de sonhar...


Simone e sua Mãe Rute












Lana e sua mãe Solange

De aprender e de viver, de proteger e de mudar, de dizer e de calar, de sofrer e de lutar, de vencer e de acreditar, de sorrir e de chorar, de sentir e de se emocionar, de saber o que é amar. 















Rafael, Gilvan, Thafarel e a mãe Gilmara
Isabelly e Aparecida


Escolhida para ser capaz de tudo, até mesmo o impossível para aquele que, com muito orgulho, irá chamar de filho. 


Jerônimo e a mãe Fafá












                                                                      



Gabriela e a mãe Sandra Mara




Escolhida para ser mulher, escolhida para ser especial, escolhida para ser, MÃE.













Paulo Henrique e a mãe Sandra

Angélica e sua mãe Marilene


Palavras de Marcio Fausto (Diretor do Blog)
https://www.facebook.com/marcio.b.souza?fref=ts

Deixo meus parabéns à todos os filhos que cuidam e demonstram carinho por suas mães em cada dia. Que são gratos pela forma maravilhosa que foram criados. Talvez Deus não poderia estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então criou as mães para cuidar de nós!


Marcio Fausto e Lourdes





Curtam nossa Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Blog-Coluna-Jovem/363230530459473?fref=ts